A Universidade de Brasília em parceria com o Ministério das Mulheres lançou um curso pra capacitar profissionais de bares boates e restaurantes sobre como agir em casos de assédio e violência a repórter Rita schimini vai trazer as informações agora ao vivo pra gente oi Rita bem vinda.
Brigada natália boa tarde pra você pro fabiano muito boa tarde também pra você que nos acompanha aqui no df um e a gente tá falando do cumprimento de uma lei federal que fala sobre esse protocolo do não é não aliás gente nunca é de mais falar não é não mas que interessante porque antes de ler e a gente tem que pensar em civilidade em respeito bom senso.
Agora precisaria de lei pra isso em tese não se as pessoas seguissem isso mas eu vou conversar agora com a professora Luciana ela que representa a sociedade civil organizada no na feitura desse curso e como a gente conversava né.
Seria no mundo ideal que as pessoas tivessem já um comportamento adequado de respeitar a mulher mas como não precisa a gente tem inclusive dados que são muito alarmantes boa tarde sim é sobre o mundo vivido das mulheres né infelizmente o Brasil ainda é um país que não é seguro pras mulheres pra você ter uma ideia no último ano dez mulheres morreram por feminicídio.
Tão são dados muito alarmantes né por exemplo a gente sabe que também as pessoas que frequentam essas mulheres que frequentam bares sessenta e seis por cento delas já sofreram algum tipo de assédio e noventa por cento das mulheres teve alguma testemunha quando elas sofreram algum tipo de violência então a gente tá dizendo que essa testemunha pode ser inclusive trabalhadores e trabalhadores desses espaços né.
Pela lei então é o estabelecimento que vende bebida alcoólica vai ser obrigado a ter pelo menos uma pessoa ali que tenha feito o curso do protocolo não é não isso mesmo a lei define que pelo menos uma pessoa.
Tenha uma capacitação sobre o protocolo não é não e são as próprias mulheres né que vão também serem vigilantes dessa lei porque as mulheres vão escolher espaços que sejam seguros pra elas muito obrigada pela entrevista agora eu vou conversar com a professora Débora que é representante da Universidade de Brasília nessa junção porque é governo federal Universidade de Brasília e sociedade civil organizada.
A gente tá falando inclusive de algo que claro a base é a questão do respeito da civilidade mas também como disse a professora Luciana serve também com a questão econômica o o estabelecimento pra ganhar um selo né onde não é não e isso pode acabar inclusive atraindo mais clientes mulher.
Isso de que queremos um mundo diferente pras mulheres que as mulheres estejam seguras pra sair pruma balada prum bar pra se encontrar com homens com mulheres mas também podemos pensar do lado do negócio do dono desse estabelecimento desse trabalhador que vai ter no seu currículo um treinamento sobre como melhor atender melhor cuidar melhor testemunhar melhor proteger.
Ou a mulher que venha sofrer violência nesses espaços pense você eu e todas as mulheres que nos assi nos estão nesse momento conosco elas vão olhar qual é o estabelecimento que vem a ter o selo do governo federal de que esse é um espaço seguro pras mulheres não e o interessante gente é o selo do governo federal e o curso vai ter um certificado da Universidade de Brasília né pra mostrar que a pessoa fez um curso.
Que dá pra ser feito de qualquer lugar do país ele é totalmente online e são situações vividas que podem ser vividas pelas mulheres então o que é esse curso ele é um curso online pode ser feito no celular toma algumas horas mas a pessoa pode fazer num período de tempo que ele for mais agradável em qualquer lugar do país a pessoa pode se matricular nesse curso da Universidade de Brasília e terá um diploma da Universidade de Brasília ao encerrá lo.
Mas não tem esse modelo de prova esse modelo tradicional de sala de aula são o que nós chamamos de um encontro interativo são cenas que são montadas por atores como cenas do vivido em um bar em uma festa onde circule bebida alcoólica então as pessoas vão aprender a coisa mais importante Rita a identificar se uma cena de constrangimento de violência de assédio e o que fazer.
Nós não estamos querendo formar justiceiros isso é muito importante professora pra gente terminar aqui nosso tempo tá acabando o que que é interessante então a pessoa que trabalha num ambiente onde tem álcool onde muitas vezes tem um assédio vai conseguir identificar aquilo ali é uma abordagem correta ou tá passando dos limites.
E também não só isso além de socorrer a vítima também vai aprender como servir de testemunha num processo no futuro numa delegacia ou na justiça né pessoa vai ser treinada pra isso também treinando por exemplo pra manter as imagens da câmera de segurança treinada pra saber o que fazer quando a mulher pede ajuda.
Nós temos situações em que as mulheres estão pedindo ajuda seja no banheiro seja num bar então ele é um treinamento que vai acolher desde as pessoas que trabalham na limpeza ao dono do estabelecimento muito obrigada pala parabéns pela iniciativa pra todos.
Eu Gastão a gente tá aqui justamente no auditório da reitoria da Universidade de Brasília onde as duas e meia vai ser lançado oficialmente esse curso que faz parte do protocolo não é não e Fabiano e Natália inclusive tá aberto quem quiser chegar aparecer entender como vai funcionar hoje é o pontapé inicial de um protocolo que envolve outras ações inclusive.
E sempre deixando claro não é não não é talvez nem sim não é não com vocês no estúdio legal é uma além é claro de capacitar os profissionais uma baita maneira também dê os estabelecimentos né a serem credenciados né você agregar valor à sua marca quando você leva os seus funcionários a terem conhecimento de como agirem casos assim né entrevista esclarecedoras são sutilezas muitas vezes às vezes um homem que pega.
Firme numa mulher assim que você fala ih não tá legal isso aqui alguma coisa tá acontecendo né então se todos nós estivermos atentos em todos os ambientes olha que acréscimo a gente vai ter contra a violência a mulher
O contexto da matéria iniciar se em 00:00 e seu término está em 00:00.
O contexto da matéria iniciar se em 00:00 e seu término está em 00:00.