A quartafeira do produtor rural da universidade de Brasília destacou o protagonismo feminino no agronegócio. No palco mulheres, o assunto agronegócio.
Apesar de sempre presente no campo a influência que elas exercem está cada vez maior da gestão de propriedades rurais, a liderança de empresas passando pela produção de vinho, de soja ou de mel como a Bibiane.
Expondo pela primeira vez na DO PRODUTOR DA UNB, ELA CONTA QUE AINDA ENFRENTA CERTO preconceito QUANDO DIZ QUE É APICULTORA.
A PRINCÍPIO enfrentei BASTANTE DIFICULDADE E, PRINCIPALMENTE, ASSIM, DOS OLHAR DA SOCIEDADE, MAS EU TIVE curiosidade, gostei, né, desde a primeira vez que eu fui pro pro campo, porque trabalhando com a roupa, com segurança, é pra todas as mulheres que gostam.
E eu me apaixonei pelas abelhas, e estamos aqui vendendo nosso mel.
A dona de uma empresa de máquinas agrícolas destaca que a mulherada vem rompendo barreiras históricas, operando os maquinários, dirigindo tratores e assumindo o protagonismo em diversas frentes do setor.
A gente tem hoje uma inovação e a tecnologia que está a nosso favor, né.
A FACILIDADE QUE A GENTE TEM PARA UTILIZAR OS EQUIPAMENTOS, NÃO FICAR DEPENDENDO TANTO DE FORÇA FÍSICA, MAS QUE A GENTE CONSIGA FAZER, AUMENTAR A PRODUTIVIDADE, DESDE A DO PREPARO DA TELA, A CORRIDA com vários equipamentos com essa inovação tecnológica.
Isso facilita muito a nossa vida.
O protagonismo delas inspirou o tema da feira este ano, mulheres transformando o campo. Hoje nós temos várias mulheres tomando conta de empresas da de várias áreas da da agricultura agropecuária de forma geral.
E a nossa feira esse ano tem o tema de mulheres transformando o agro por conta disso, porque as mulheres realmente estão modificando, ajudando em companhia claro com os homens a desenvolver melhor ainda a nossa agropecuária nacional.
O diretor de uma empresa produtora de sementes reconhece a participação das mulheres no campo.
A mulher não está transformando só o campo, né? A mulher está transformando todos os segmentos. NÓS ALÉM DE SERMOS PRODUTORES DE SEMENTE E PLANTARMOS AS NOSSAS ÁREAS DE LAVOURA, É, NÓS TEMOS UMA EMPRESA QUE, PERCEPÇÃO.
GOSTOSO, NÉ, A GENTE PODER VER MULHERES GANHANDO ESPAÇO NO AGRO CADA DIA MAIS, EM PAPÉIS DE DE gerência DE COMANDO, TALVEZ ESSE NOSSO CUIDADO FEMININO ACRESCENTE MUITO MAIS A ISSO. E É MUITO E.